Endesa, EDP e Iberdrola: são as ligações dos fornecedores de energia legítimas?
Relatório tellows Insights
Christian lidera o departamento de defesa do consumidor do tellows e investiga todas as questões ligadas a atividades fraudulentas por telefone, com ênfase especial nas mudanças no setor das telecomunicações. Última atualização: 02.11.2023
O número de utilizadores portugueses do tellows que recebem chamadas de fornecedores de energia ou em nome destes não para de aumentar. Os alegados atendimentos telefónicos por parte dessas empresas, como a Endesa, a Iberdrola e a EDP, ocorrem com o intuito de renovar ou adquirir novos contratos de energia. Contudo, muitas vezes, quem atende às chamadas não tem a certeza se as tentativas de contacto são legítimas ou se são fraudes telefónicas.
As chamadas publicitárias das empresas de eletricidade em Portugal destinam-se sobretudo a oferecer serviços ou promoções. Embora estas chamadas possam ser uma ferramenta de marketing legítima e uma forma de manter os clientes informados sobre ofertas especiais, são frequentemente consideradas incómodas por várias razões. Por exemplo, os clientes referem frequentemente que recebem várias chamadas por dia de diferentes empresas de eletricidade, o que pode ser perturbador e intrusivo. Além disso, as pessoas sentem-se frequentemente pressionadas ou assediadas para aceitarem ofertas ou alterarem os seus planos de serviço atuais.
Consulte o gráfico abaixo, que demonstra o interesse dos utilizadores em números associados às empresas Endesa, EDP e Iberdrola:
Na maioria das burlas relacionadas com energia, os consumidores descrevem situações em que alguém se apresenta à porta das suas casas ou entra em contacto por telefone, com o intuito de alterar o contrato vigente. Só mais tarde é que os consumidores percebem que estão a lidar com uma empresa diferente da que lhes fornece os serviços energéticos atualmente. Estas abordagens frequentemente envolvem a tentativa de se fazer passar por funcionários de empresas do setor energético. Com o objetivo de enganar as potenciais vítimas, os infratores afirmam que os consumidores têm direito a um crédito imediato ou a um reembolso das faturas já emitidas, e mantém um contacto telefónico contínuo com as vítimas até que estas confirmem e autorizem as operações em questão.
Números avaliados como perigosos
número | Avaliações | Nome | Exemplo | Score | 923247017 | 3 | ENDESA | ENDESA - Marketing/Publicidade/Spam. Proposta para redução do preço da energia, mas a 1ª pergunta é | 8 | 211129425 | 3 | Endesa | Mais uma vez estão a me ligar | 8 | 965903362 | 10 | Endesa | EDP comercial | 8 | 211163095 | 8 | edp comercial | Be really careful when +351 211163095 from Portugal ( 211 163 095 ) calls you. They pretend to be a | 8 | 210352586 | 10 | Burla EDP | ligaram, atendo, ninguém fala. pesquisando, encontra-se um longo historial de denúncias de fraude | 8 | 938196856 | 8 | Endesa | 8 | 939184573 | 5 | Unicre | Atende ninguém diz algo. Deve estar interligado com o numero 211208988 | 8 | 933976894 | 3 | Iberdrola | 8 | 255006359 | 10 | Presumo | BURLA - Ligaram deste número, um brasileiro não se identificou, disse que era da ENDESA, como não de | 8 | 218090546 | 3 | Iberdrola | Empresa que angaria clientes para a Iberdrola a tentar vender serviço | 8 |
---|
Os utilizadores mencionaram que os chamadores usam estratégias de pressão, solicitando informações e tentando convencer as pessoas a mudar os seus contratos de energia. Este comportamento é amplamente considerado como tentativas de burla, levando muitos a bloquear o número e a não fornecer informações pessoais ou detalhes de faturação.
Os relatos dos utilizadores indicam que o comportamento dos chamadores é motivo de grande preocupação, uma vez que se assemelha a práticas de burla amplamente conhecidas.Este tipo de abordagem não solicitada e muitas vezes persistente tem levado a um aumento nas queixas, com muitos utilizadores optando por bloquear os números e se recusando a compartilhar informações pessoais ou detalhes de faturação para se proteger contra essas práticas comerciais desonestas. É fundamental que os consumidores estejam cientes dessas táticas enganosas e exerçam precaução ao lidar com chamadas não solicitadas relacionadas à energia.
Números avaliados como seguros
número | Avaliações | Nome | Exemplo | Score | 210016352 | 5 | EDP | 1 | 930645050 | 4 | EDP energia solar | tentativa de venda | 4 | 213535353 | 3 | Vigaristas | o NUMERO É DO CALL CENTER DA EDP | 6 | 210312602 | 2 | ENDESA | vivem me ligando | 6 | 221120880 | 2 | Santogal | Agendamento de inspecção técnica | 1 | 923246704 | 2 | Iberdrola | 3 | 210016252 | 3 | EDP serviço Universal | EDP Universal, SU Eletricidade | 3 | 211590900 | 24 | Teleperformance | Vendas | 5 | 935908000 | 3 | Clinica Arriaga | 1 | 965903360 | 2 | desconhecido | EDP Comercial inquérito... | 4 |
---|
Os números considerados seguros pelos nossos utilizadores estão listados na tabela abaixo e foram atribuídos um tellows Score de 1 a 6. Os utilizadores relatam chamadas provenientes da Endesa, EDP e Iberdrola, assim como dos seus parceiros comerciais, que promovem campanhas de marketing, agendamento de visitas, revisão de contratos e assistência ao cliente.
Números classificados por empresas
Endesa
número | Avaliações | Nome | Exemplo | Score | 965980320 | 6 | Endesa | Campanha de mkt endesa | 7 | 211590900 | 24 | Teleperformance | Homem muito arrogante a fazer-se passar pela E-redes para fazer contratos da endesa. Não se apresent | 5 | 923247017 | 3 | ENDESA | ENDESA - Marketing/Publicidade/Spam. Proposta para redução do preço da energia, mas a 1ª pergunta é | 8 | 211129425 | 3 | Endesa | Mais uma vez estão a me ligar | 8 | 965903362 | 10 | Endesa | ENDESA APOS MENCIONAR QUE NAO ESTAMOS INTERESSADOS INISTEM E SAO MAL EDUCADOS | 8 |
---|
A maioria das avaliações atribuídas à Endesa revela números pouco favoráveis. Muitos utilizadores reportam chamadas com publicidade intrusiva e tentativas de fraude, o que sugere que há indivíduos mal-intencionados a valerem-se do nome da empresa para cometer fraudes telefônicas.
EDP
número | Avaliações | Nome | Exemplo | Score | 965903362 | 10 | Endesa | EDP comercial | 8 | 211163095 | 8 | edp comercial | Be really careful when +351 211163095 from Portugal ( 211 163 095 ) calls you. They pretend to be a | 8 | 210310489 | 9 | EDP paineis | Muitas ligações em um mesmo dia... | 7 | 930645050 | 4 | EDP energia solar | Para vender painéis solares, mas extremamente educado e não insistiu. | 4 | 210352586 | 10 | Burla EDP | ligaram, atendo, ninguém fala. pesquisando, encontra-se um longo historial de denúncias de fraude | 8 |
---|
Os números de telefone ligados à EDP estão predominantemente associados a experiências negativas, incluindo práticas de publicidade invasiva, chamadas silenciosas e tentativas de burla. Os consumidores têm vindo a relatar frequentemente a ocorrência de chamadas não solicitadas, onde os interlocutores muitas vezes adotam abordagens agressivas, tentando persuadir as pessoas a alterar os seus contratos de energia ou aceitar ofertas enganosas.
Iberdrola
número | Avaliações | Nome | Exemplo | Score | 939586671 | 5 | Iberdrola | 7 | 939515519 | 6 | Iberdrola | Caramba mentiroso tentou roubar dados! Criminosos | 7 | 913596014 | 6 | Iberdrola | NAO LIGUEM MAIS POR FAVOR . NAO QUERO E NUNCA VOU QUERER VOSSOS SERVIÇOS .ESTAO, PORTANTO, A PERDER | 7 | 939384472 | 3 | Iberdrola | Apresentou-se como funcionário Iberdrola, desliguei. Não tenho tempo para isso. | 7 | 933976894 | 3 | Iberdrola | 8 |
---|
Avaliações desfavoráveis relacionadas à Iberdrola eram significativamente mais numerosos até junho de 2023, quando o número de avaliações positivas começou a aumentar consideravelmente. No entanto, ainda é possível observar uma forte tendência de associação de números associados a empresas de energia a experiências negativas e fraudulentas.
Dicas de segurança
A abordagem usada por esses golpistas é frequentemente bastante convincente, uma vez que tentam parecer profissionais e confiáveis. Eles podem até apresentar documentos falsos ou usar linguagem técnica para dar a impressão de que são legítimos. Infelizmente, muitos consumidores só descobrem que caíram em uma fraude quando começam a enfrentar problemas com suas contas de energia ou percebem que as promessas de crédito ou reembolso eram falsas.
Para evitar cair em burlas telefónicas relacionadas com fornecedores de energia, é vital adotar algumas precauções. Primeiro, quando receberes chamadas das empresas de energia, mantém-te esperto e não dês informações pessoais ou detalhes de faturação ao telefone. Se a chamada parecer suspeita, pede informações de contacto da empresa e verifica a sua autenticidade através de fontes de confiança, como o site oficial da empresa.Além disso, é aconselhável que anotes o número de telefone de qualquer chamada suspeita e denuncies às autoridades ou a serviços especializados em fraudes telefónicas. Por fim, não te sintas pressionado a aceitar ofertas ou mudar os teus contratos de energia de forma apressada. Toma o teu tempo para analisar as propostas e, se necessário, consulta um especialista para obter orientação adicional. Proteger-te contra burlas telefónicas é essencial para manter a tua segurança financeira e pessoal.
tellows Insights para jornalistas
Esta pesquisa detalhada foi criada pelo tellows Insights. Ao fazer isso, os especialistas combinam dados exclusivos do tellows com conhecimento especializado e pesquisa extensiva. O tellows avalia milhares de classificações todos os dias e cria estatísticas e grupos de dados sobre números relevantes e novos esquemas de fraude. Isso permite que o foco seja colocado nos autores de chamadas realmente ativos e que novos números de telefone duvidosos sejam rapidamente identificados.
A equipa tellows Insights utiliza a base de dados única tellows. Isto permite a criação de estudos pormenorizados. Temos todo o gosto em responder às suas perguntas. Todos os gráficos e dados podem ser utilizados para fins editoriais, desde que citada a fonte.
Os números de telefone investigados foram categorizados com o tellows Score (1 - de confiança a 9 - duvidoso). Isto indica a avaliação do risco de um número de telefone. Quanto mais elevada for a pontuação, mais duvidoso é o autor da chamada. O relatório apenas tem em conta os números em que os utilizadores do tellows atribuíram o nome das empresas Endesa, EDP e Iberdrola.